A NOSSA HISTÓRIA
A Mediação em Diálogo surgiu em 2018 como uma iniciativa de docentes, investigadores e (ex)estudantes cujos âmbitos de atuação e formação convergem na e pela Mediação.
Os diferentes membros que compunham o grupo uniram-se para promover e potenciar a partilha e a reflexão em torno da Mediação, suas teorias, investigações e práticas nos mais diversos âmbitos e contextos de ação. Uma iniciativa apoiada pelo Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Em 2024 a Mediação em Diálogo constituiu-se como associação sem fins lucrativos e o processo de formalização impulsionou o surgimento de uma nova designação: a AMEDIIC - Associação Mediálogo - Investigação, Intervenção e Capacitação. Juntamente com a nova designação, surgiu também uma nova identidade visual. As cores permanecem as mesmas, como testemunho do caminho percorrido pelo grupo desde 2018.
.png)
Logotipo inicial

Logotipo atual

ÓRGÃOS SOCIAIS
MANDATO 2024-2028
Direção
Ana Maria Silva, Presidente da Direção
Isabel Viana, Vice-Presidente da Direção
Sílvia Cunha, Tesoureira
Mesa da Assembleia Geral
Patrícia Guiomar, Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Ana Rita Ribeiro, Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Iva Fernandes, Secretária da Mesa da Assembleia Geral
Conselho Fiscal
Gabriela Leite, Presidente do Conselho Fiscal
Juliana Araújo, Vice-Presidente do Conselho Fiscal
Rómulo Barreto, Relator
SÓCIOS FUNDADORES

Isabel Viana
Pensar em mediação, nas suas múltiplas expressões, consubstancia a convicção de fomentar pegadas de humanização que me fazem sentir que somos mundo. Ampliadas por dinâmicas de acreditar e confiar nas pessoas, de impulsionar a educação para o desenvolvimento da cidadania global criativa, para uma cultura de paz, através de contaminações experienciais muito autênticas que costuram interesses cocriados e ligações afetivas que aumentam a convivialidade inclusiva
Professora Auxiliar do IE e investigadora integrada do CIEC, UMinho

Rômulo Barreto
Defende que a mediação é um importante instrumento de redução da judicialização das lides, capaz de garantir o acesso efetivo à justiça pelos mais vulneráveis e de promover a integração e a cidadania participativa
Jurista, Mediador Intercultural e Investigador, Uminho e Universidade de Santiago de Compostela - USC